Escapismo desnecessário

1 minuto(s) de leitura

Há uma relação lógica entre o uso de drogas e o crime organizado. Os psicotrópicos são utilizados, exacerbadamente, como meio de remediar moléstias psicológicas e, mesmo assim, não curam nada, apenas propiciam a fuga de problemas e geram a violência que infecta, ainda mais, a sociedade. O combate ao uso eventual, o tratamento dos dependentes e a contensão do narcotráfico são necessários ao controle da epidemia que se alastra.

Historicamente, drogas e seres humanos sempre foram companheiros de viagem. Os índios usavam as ervas medicinais para combater doenças e ficavam alucinados. Na Guerra do Ópio, travada entre a Inglaterra e China, essa droga era muito utilizada pelos chineses, que importavam dos ingleses, e causou esse conflito. Apesar desses remédios terem sido usados de forma doentia, eles foram úteis na história, pois serviram com anestésicos  de combatentes de conflitos mundiais, como na Segunda Guerra Mundial.

Hoje, “baseados” e “papelotes” são causas da violência urbana no Brasil. As crianças são transportadoras, os jovens, consumidores, e os adultos, os traficantes. Escola que forma Champinhas, Suzanes e Marcolas que darão continuidade a essa patologia que cresce a cada dia e usa a violência para expandir seus tumores malignos. País esse em que o médico não consegue tomar as medidas profiláticas necessárias ao combate desse narcotráfico deplorável e insistente na sociedade atual.

Até mesmo o cinema explora a temática das drogas. “Cidade de Deus” e “Cidade dos Homens” mostram com funciona o mundo do tráfico em que os traficantes são doutores e contaminadores da violência. Já no filme “Carandiru” é visível que as drogas ilícitas são as mais consumidas e que os presos mandam nas prisões e nas cidades, fazendo o que bem querem, assustando ainda mais a sociedade.

Enfim, para alimentar seu vício, o usuário patrocina o crime. O mal deve ser cortado pela raiz, ou seja, é necessário acabar com o uso eventual, tratar os dependentes e conter o narcotráfico. Assim, o escapismo tão buscado e obtido através das drogas não será mais necessário.

Categorias:

Atualizado em:

Deixe um comentário