Copa do Mundo 2022 - Curiosidades do CATAR

9 minuto(s) de leitura

No sorteio dos grupos, o Brasil caiu no G, composto por Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões. A fase de grupos da Copa do Mundo tem início em 21 de novembro e a final está prevista para 18 de dezembro.

A Copa do Mundo é o principal evento de futebol e é realizada a cada 4 anos. Desde o fim da Copa da Rússia, em 2018, as atenções voltaram-se para o Catar, próxima sede do torneio e que promete apresentar uma competição totalmente diferente das edições anteriores. A 22ª edição da Copa do Mundo será realizada pela primeira vez no Oriente Médio, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Geralmente, o mundial de futebol é disputado em junho e julho, mas, devido às altas temperaturas do verão no Catar, que passam dos 40 ºC, houve essa mudança. A Copa de 2022 será realizada no outono, quando o clima deve ficar entre 25 ºC e 30 ºC. Essa já a primeira curiosidade…

A 22ª edição do evento traz singularidades, seja pelo clima, pela cultura, seja pelas novidades que esperam as seleções e os fãs do mundial em 2022. Tantas diferenças geram, por isso, muita curiosidade a respeito do Catar.

Confira mais sobre esse país que mudou até mesmo a data de realização da Copa do Mundo.

Vamos a ficha técnica do Catar… Nome oficial: Estado do Catar (em português) Qatar (em inglês) دولة قطر (em árabe) Idioma oficial: Árabe O Inglês é a segunda língua Governo: Monarquia absoluta e monarquia constitucional. Governado pelo emir Tamim bin Hamad Al Thani. Religião predominante: Islamismo. Também há manifestações de cristianismo, hinduísmo e budismo. Área 11.571 km2 População 2,881 milhões PIB U$ 167,6 bilhões (2017) Faz fronteira com: Arábia Saudita Fuso horário: 6h a mais em relação ao horário de Brasília, Brasil.

História

O Catar é a menor nação da história a sediar a Copa do Mundo, de acordo com a Fifa. É um país localizado na Ásia Ocidental, na Península Arábica, e estende-se até o norte do Golfo Pérsico. O país é considerado um emirado, tendo seu território administrado por um membro da classe dominante, no caso um emir. É uma das nações mais ricas do mundo. O Catar era considerado um protetorado britânico devido à divisão do Império Otomano. Tornou-se independente do Reino Unido em 1971, vindo a ser um Estado soberano. A dinastia reinante frente ao governo do Catar é a família Al Thani, há quase 150 anos. A monarquia é herdada de pais para filhos. Atualmente, é um dos países mais ricos do mundo e com uma das menores cargas tributárias, segundo o Relatório Global de Competitividade. Esse histórico de riquezas deu-se a partir dos anos 40, quando se iniciou no país a exploração do petróleo e gás natural. O país é rico em recursos naturais, sendo um dos maiores produtores de gás natural do mundo. Segundo o Observatório da Complexidade Econômica (OEC), o Catar é a 47º maior economia de exportação do mundo.

O Catar se transformou completamente depois da descoberta das jazidas de petróleo em seu território, em 1939. Localidades áridas deram espaço para construções extremamente modernas e paradisíacas. Em uma velocidade assustadora, foram criados bosques e arranha céus, aumentou o número de imigrantes vindos dos arredores e o Catar virou destino de luxo. Um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD) mostrou que o Catar é campeão em desigualdade social: apenas 1% da população concentra 29% da renda do país. Não é à toa que a riqueza do petróleo não chegou para todos. O Catar é um emirado absolutista e hereditário. Nesta monarquia, ou seja, um país comandado por um rei, o país é comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX.Todos os cargos mais importantes do Estado são ocupados por membros ou grupos próximos da família al-Thani.

O Catar é considerado o país mais rico do mundo em relação ao PIB per capita, que é o produto interno bruto do país dividido pelo número de habitantes, segundo o Fundo Monetário Internacional. O PIB do país foi de US$ 166 bilhões, em 2017, e o PIB per capita em torno de US$ 124 mil.

Doha é a capital do Catar, sendo a cidade mais populosa do emirado, concentrando mais da metade da população, e é extremamente urbanizada. Localiza-se na porção leste do país e conta com aproximadamente um pouco mais de 1.300.000 habitantes. É limitada pelo Golfo Pérsico e possui clima desértico, com temperaturas altíssimas (próximas de 45ºC) ao longo do verão. Foi oficializada como a capital do país quando o Catar tornou-se independente do Reino Unido. A cidade é conhecida pelo seu acelerado desenvolvimento. Sediou diversos eventos como os Jogos Asiáticos de 2006, Jogos Pan-Arábicos 2011 e diversos jogos da Copa da Ásia e deve sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 2022.

Clima árido: mudança na data do mundial Devido à localização na Ásia Ocidental, no Hemisfério Norte, no Catar, o verão acontece enquanto aqui, no Hemisfério Sul, passamos o inverno. Além disso, o país fica em uma região desértica, com características quentes e áridas, e com baixíssima umidade. Por esses motivos, o Catar registra temperaturas altíssimas durante a maior parte do ano: entre março e outubro, sempre acima de 30ºC, até mesmo nas madrugadas. Alguns dias podem registrar até 50ºC. Ainda, a sensação térmica pode chegar a 60ºC! Dessa forma, seria impossível realizar jogos de futebol ao ar livre neste ambiente - mesmo com a maioria dos estádios climatizados, nas arquibancadas e nos campos. Assim, a Fifa divulgou que optou por realizar a Copa do Mundo durante o outono e quase no inverno do Catar, por isso a mudança de data.

A vantagem do Catar para a Copa do Mundo, segundo a Fifa, é que, com suas dimensões reduzidas, a maior distância entre as sedes dos jogos é de 75 quilômetros e a menor, de 5. Dessa forma, delegações, organizadores, imprensa e torcedores não vão precisar de viagens aéreas para acompanhar o torneio. As opções para chegar aos oito estádios ficarão ou pelas novas estradas, ou de metrô, com passe diário especial pelo valor de um euro. Mesmo com dimensões reduzidas, o Catar tem, em sua área, o grande contraste de ter desertos e praias.

Paisagens deslumbrantes: do deserto às praias A harmonia entre modernidade e natureza é muito grande em Doha. Na luxuosa capital do Catar, as águas azuis do Golfo Pérsico chamam a atenção nas praias de boas faixas de areia. Nos arredores, há uma ilha artificial chamada Pearl-Qatar, que abriga marinas, iates de luxo e construções futuristas. O Catar também tem praias de natureza intocada. Chamada pela UNESCO de “paisagem notável”, já é possível imaginar um destino deslumbrante: uma praia de mar interior, cheia de dunas acessadas somente por veículos 4x4, tem ainda águas cristalinas. Há outras praias de mangues, cascalhos e muita biodiversidade, que permitem a prática de mergulhos e outros esportes.

População A população do Qatar ultrapassou os dois milhões de habitantes. Contudo, cerca de 75% da população é composta por estrangeiros oriundos especialmente de outras nações árabes. É em sua maioria urbana, com aproximadamente 90% da população morando nas cidades. O país possui elevados indicadores sociais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH é 0,856, considerado alto e indicando boas condições de saúde, educação e renda. Há cerca de 800 brasileiros residentes no Catar.

Mulheres não devem mostrar ombros e joelhos A desigualdade de gênero também é grande no Catar. Mulheres não podem usar nenhuma vestimenta que mostre joelhos, ombros ou decote nos seios. Culturalmente, não se demonstra afeto em público. Ainda, um homem só deve apertar a mão de outra mulher, em situações de cumprimento, caso ela ofereça a sua em primeiro lugar. A Fifa garantiu que não haverá intolerância por parte dos nativos. E que espera que os turistas sejam respeitosos quanto à cultura local.

Relações homossexuais consensuais entre homens são consideradas crimes no país, podendo haver punição com castigo físico, prisão e deportação. É preciso entrar descalço nas mesquitas. O consumo de álcool só é permitido para muçulmanos em lugares privados. O uso de trajes ocidentais é permitido, não sendo necessário uso de túnicas e véus. Contudo, é preciso evitar o uso de camisetas, blusas curtas, decotes ou qualquer peça de roupa que exponha excessivamente o corpo. Não há mais obrigação de visto para os brasileiros que desejam viajar ao Catar.

COPA DO MUNDO

Seleção do Catar

A seleção do Catar não possui tradição no futebol e nenhum atleta conhecido internacionalmente. Em 2019, o futebol do país teve motivos para comemorar ao ganhar um título inédito: campeão da Copa da Ásia, disputada nos Emirados Árabes, vencendo a Seleção do Japão na final.

Cidades-sede

A Copa do Catar terá cinco cidades como sedes: a capital Doha, Al Khor, Al Rayyan, Al Wakrah e Lusail (que está em construção).

Lusail

O Catar está construindo uma nova cidade para receber a abertura e final da Copa do Mundo 2022: Lusail. O projeto prevê que a cidade fique situada a, aproximadamente, 25 km de distância da capital Doha. Lusail será a sede do principal estádio da competição, o Estádio Lusail, com capacidade para 80 mil pessoas. A nova cidade, que está sendo projetada para 250 mil pessoas, também contará com hotéis, ilhas artificiais, marinas, shoppings, lojas de luxo e de entretenimento e outros comércios. Boa parte das obras de Lusail, que terá, aproximadamente, 35 km², já foram concluídas.

Estádios

A Copa do Mundo no Catar terá oito estádios para receber os jogos. Entre eles, apenas o Khalifa foi reformado e seguirá com sua capacidade original de 40 mil lugares depois da competição. Os outros sete estádios foram construídos ou estão em fase de construção. Entre eles, seis terão suas capacidades reduzidas após o mundial e um será desmontado. Depois da Copa, o Catar vai doar 170 mil assentos para estádios de outros países. A proximidade dos estádios da Copa de 2022 permitirá aos torcedores acompanhar mais de um jogo por dia. A maior distância será de 55 km entre os estádios de Al Khor, que fica ao norte, e Al Wakrah, no sul. Todos os oito estádios terão um sistema de climatização para amenizar a temperatura.

Grupos e tabela

Os grupos da Copa do Mundo do Catar foram sorteados no dia 1º de abril de 2022. São oito grupos com quatro seleções cada. O Brasil está no grupo G juntamente com Sérvia, Suíça e Camarões. O primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2022 será no dia 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia. Depois, enfrenta a Suíça no dia 28 de novembro, às 13h. O Brasil encerrará sua participação na fase de grupos no dia 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões.

Fase de grupos: 21 de novembro a 2 de dezembro

Oitavas de final: 3 a 6 de dezembro Quartas de final: 9 e 10 de dezembro Semifinais: 13 e 14 de dezembro Disputa do 3º lugar: 17 de dezembro Final: 18 de dezembro

A fase de grupos da Copa do Mundo tem início em 21 de novembro e a final está prevista para 18 de dezembro.

O Catar espera receber mais de 1 milhão de turistas durante a Copa do Mundo.

Muitas curiosidades sobre o Catar não é mesmo? E será que nesta copa do mundo o Hexa vem para o Brasil?! Desde já estou na torcida, já guardando o grito para a hora da conquista… Bom… espero que você tenha gostado do conteúdo. Deixe o seu like no vídeo e se inscreva no canal se ainda não é inscrito. Toda semana tem vídeo novo no meu canal. E bora bora compartilhar este vídeo com os amigos. Eu fico por aqui. Até a próxima semana. Beijos e tchau, tchau…

Deixe um comentário